É com grande entusiasmo que anunciamos a realização da primeira edição da Conferência de Saúde Pública da Lusofonia, em Lisboa, Portugal, nos dias 11 e 12 de novembro de 2024. Este será um evento satélite da Conferência Europeia de Saúde Pública (17th EPHC), que decorre de 13 a 15 de novembro de 2024, sob o tema "Sailing the waves of European public health: exploring a sea of innovation".
A Conferência de Saúde Pública da Lusofonia visa fomentar o debate e a reflexão sobre o fortalecimento da cooperação em saúde pública entre os nove Estados-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), alinhados com os objetivos e metas delineados no Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP 2023-2027.
Estes eventos são fruto da colaboração entre a EPH Conference Foundation, a Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANMSP) e a Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública (APPSP), reforçando o compromisso conjunto com a promoção da saúde e o avanço da ciência em saúde pública.
Com o intuito de promover uma ampla divulgação de trabalhos de investigação na área da saúde, a Conferência de Saúde Pública da Lusofonia incluirá sessões plenárias, mesas redondas, bem como oportunidades para a apresentação de comunicações livres e posters. O prazo para envio de resumos é 16 de junho de 2024. Os resumos selecionados serão publicados nos Anais do IHMT.
A vossa participação é fundamental para o sucesso destes eventos, por isso, contamos com a vossa presença e contribuição para enriquecer os debates e promover o intercâmbio de conhecimentos.
Para mais informações e inscrições, por favor, consultem o nosso website oficial - https://lusofonia.saudepublica.pt/
A Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública (APPSP) promove o IX Webinar APPSP: Public Health Week A SAÚDE É UMA ESCOLHA POLÍTICA.
Saúde uma Escolha Politica: Iniciando a Discussão - Fernando Almeida | INSA
Saúde Mental: Pessoas no Centro - Ricardo Gusmão | FMUP
Próxima Geração: Saúde Pública de Hoje e de Amanhã - Gustavo Tato Borges | ANMSP
Saúde Planetária: Uma Abordagem Global - Margarida Alho | ENSP
Acompanhe este webinar, dia 15/4 às 15h, através do canal youtube.
First Webinar of the Webinar Series promoting the European Public Health Conference of 2024, taking place between 12 and 15 November 2024 in Lisbon.
Embark with us on this enlightening journey starting with our inaugural webinar on Global Health, 12 December 2023, 17:00 - 18:00 CET
Moderator:
Sonia Dias, chair of the International Scientific Committee Lisbon 2024
Speakers:
Ilona Kickbusch, Founder and Chair of the Global Health Centre at the Graduate Institute of International and Development Studies in Geneva, Switzerland
Magda Robalo, former Minister of Health Guinea Bissau, Institute for Global Health and Development (IGHD), Guinea Bissau
Elena Petelos, Senior Research Fellow in Public Health, University of Crete, Greece, and Maastricht University, Netherlands, President EUPHA Global health section
They will share profound insights drawn from their extensive expertise in public health, epidemiology, and healthcare management. Join us in shaping impactful conversations around global health challenges and solutions, exploring innovative approaches for a healthier, more equitable world. Don't miss this opportunity to contribute to meaningful change!
Plus, your active participation matters! By using the same email address for each session, you'll earn points in the quiz rankings. Speedy and accurate responses elevate your chances to secure a complimentary ticket to the 17th EPH Conference in Lisbon, awarded to the participant with the highest points at the series' conclusion. And each participant might win a ticket to the Gala Dinner in Lisbon!
Acompanhe este webinar, dia 12/12, através do canal youtube.
A Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública (APPSP) promove o VIII Webinar “Infeção por VIH em Portugal, dos dados à ação”.
Epidemiologia da infeção por VIH em Portugal - Helena Cortes Martins | INSA
Orientações estratégicas na resposta à infeção por VIH - Joana Bettencourt | DGS
Infeção por VIH: abordagem clinica - Aida Pereira | CHLN
Intervenção comunitária na infeção por VIH - Vitalina Silva | AJPAS
Acompanhamento por pares na infeção por VIH - Ricardo Fernandes | GAT
Acompanhe este webinar, dia 6/12 às 15h, através do canal youtube.
A Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública (APPSP) volta a promover um ciclo de workshops: “Estratégias de Intervenção Comunitária para a Promoção da Saúde Pública”, em colaboração com a Escola Nacional de Saúde Pública e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.
A criação e manutenção de ecossistemas promotores de saúde e bem-estar são um grande desafio para profissionais e investigadores, que têm um papel determinante no empoderamento comunitário. O desenvolvimento de competências que permitam implementar estratégias eficientes de intervenção comunitária e a partilha de boas práticas são fundamentais para a promoção da saúde pública.
O III Ciclo de Workshops APPSP é dirigido a profissionais e investigadores que pretendam reforçar as suas competências com estratégias de intervenção comunitária:
1- Porquê falar de promoção da saúde?
João Diegues | 9/11, das 9h30 às 12h30.
2 - A arte como estratégia para a promoção da saúde pública
Patrícia Martins | 9/11, das 14h às 17h.
3 - Metodologias para prevenção do tabagismo em meio escolar
João Diegues | 10/11, das 9h30 às 12h30.
4 – Comunicar para o cidadão
Duarte Vidal Brito | 10/11, das 14h às 17h.
Data: 9 e 10 de novembro de 2023
Inscrição: Sócios da APPSP 10 euros, não sócios 15 euros.
As inscrições são limitadas a um máximo de 20 participantes.
Faça já a sua inscrição para o email: appsp@ensp.unl.pt. A sua inscrição será confirmada após realização de transferência para a conta PT 50 0035 0413 00012858730 73. Agradecemos o envio do comprovativo da transferência.
Local: Todos os workshops serão dinamizados presencialmente:
09/11/2023 - Escola Nacional de Saúde Pública
10/11/2023 - Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge
28 Junho 2023
A Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública (APPSP), em colaboração com a Escola Nacional de Saúde Pública e a Professora Carolina Santos, vai levar a efeito no próximo dia 28 de junho, com início às 18h, o VII Webinar: “Educação em saúde pública – partilha de abordagens do projeto europeu”.
Assista em direto no canal Youtube da APPSP, através do seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=WCVIOel4xFQ
Temos o prazer de o/a convidar a participar no VI Webinar da APPSP Semana Europeia da Saúde Pública: “SAÚDE PÚBLICA: QUESTÕES GLOBAIS, AÇÕES LOCAIS”, a realizar no próximo dia 24 de maio às 15.30h.
Assista através do canal de YouTube da APPSP: https://www.youtube.com/watch?v=uZghor5Z40k&ab_channel=APPSP
Veja o programa:
A EPH Conference vai realizar-se em Lisboa em 2024.
"Sailing the Waves of European Public Health: Exploring a Sea of Innovation"
Uma organização conjunta da APPSP e da ANMSP.
Mais informações em: https://ephconference.eu/lisbon-2024-531
Há referências que não se apagam nunca, mesmo quando quem as representa deixa de estar entre nós.
O Professor Lopes Dias, como era entre nós carinhosamente tratado, foi um mestre da saúde pública falecido no passado dia 19 de Setembro, a quem a Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública presta a sua homenagem.
Com efeito, o Professor Lopes Dias acompanhou desde sempre a vida da Associação, desde a sua constituição em 22 de Fevereiro de 1984, por
iniciativa do Professor Arnaldo Sampaio acompanhado por outras tantas personalidades de relevo na saúde pública, como os Professores Aloísio Coelho, Maria Adriana Figueiredo e Amélia Esparteiro Leitão.
A primeira Assembleia Geral dos membros da Associação, após a sua criação e a aprovação dos Estatutos, realizada no dia 9 de Agosto de 1984, foi presidida pelo Professor Lopes Dias. Nesta Assembleia Geral foram designados os elementos que constituíram a Comissão Instaladora da Associação, da qual fazia parte o Professor Lopes Dias.
A partir do triénio 1985-1987 e até 2003-2005, o Professor Lopes Dias fez sempre parte dos eleitos para os Corpos Gerentes da Associação, seja na Direcção ou na Assembleia Geral. Posteriormente, foi possível contar com a sua presença, regular e sábia nas Assembleias Gerais, tendo apoiado as iniciativas que a Associação promoveu ao longo dos anos, desde a realização dos Encontros Anuais da APPSP até à criação, em 1988, do Prémio Arnaldo Sampaio.
É pois, com amizade e respeito que a Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública e todos aqueles que a ela estiveram e estão de algum modo ligados, recordam o Professor Doutor José Pissara Xavier Lopes Dias e lhe prestam a sua sentida homenagem.
De 16 a 20 de Maio de 2022
A Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública (APPSP), em colaboração com a Escola Nacional de Saúde Pública e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge vai levar a efeito no próximo dia 18 de maio, com início às 17h, o V Webinar: “Saúde ao longo do ciclo de vida”. O V Webinar decorre no âmbito da Semana Europeia da Saúde Pública, iniciativa da European Public Health Association (EUPHA), com o apoio do Comité Regional para a Europa da Organização Mundial da Saúde (OMS), que procura criar um movimento europeu promotor da Saúde Pública com eventos e atividades em toda a Europa.
Assista em direto no canal Youtube da APPSP, através do seguinte link: https://youtu.be/qYaspcMNCHI
Temos o prazer de o/a convidar a participar no IV Webinar da APPSP: “Jovens universitários e a saúde mental no atual contexto”, a realizar no próximo dia 24 de novembro às 17h.
Assista através do canal de YouTube da APPSP: https://youtu.be/ffTQBX_r1W4
A APPSP divulga o trabalho de investigação "Olhos & Máscaras na Pandemia" sobre a importância da comunicação com os olhos e corpo pelos profissionais das áreas da saúde e educação.
A APPSP associa-se à EUPHA na celebração da Semana Europeia da Saúde Pública, este ano dedicada ao tema: “Unir Forças para as Populações mais Sustentáveis”.
Convidamos a assistir ao III Webinar: “Novos desafios para a Saúde Mental”, a realizar no próximo dia 18 de maio às 17h.
Consulte o programa e assista através do canal de YouTube da APPSP: https://youtu.be/VuyYaLH8t2s
O bem-estar e a saúde são consideradas conceitos interativos, em que a saúde influencia o bem-estar geral, e o bem-estar afeta a saúde futura. Os profissionais de saúde oral – dentistas, higienistas orais, assistentes dentários – relatam altos níveis de stress, um diminuto bem-estar e um maior burnout. Estes, por sua vez, estão associados a uma pior qualidade e segurança de cuidados ao paciente. Técnicas como o mindfulness, o reforço do humor e das emoções positivas, diminuem o domínio das emoções negativas na mente e no corpo e melhoram a relação profissional-paciente, pelo aumento da resiliência individual, pessoal e institucional.
Leia todo o estudo no link abaixo:
Prezadas(os) Associadas(os) e Colegas
Vimos convidá-lo a participar de uma forma ativa, para o desenvolvimento da Promoção da Saúde Pública, em Portugal, que como sabe, é uma das principais dimensões, com maior eficiência, para a melhoria da saúde e bem-estar de todas as pessoas.
Com a doação de 0,5% do IRS, está a ajudar a APPSP a desenvolver atividades de Promoção da Saúde, sobretudo no âmbito da literacia em saúde para a população mais vulnerável.
É um simples gesto, sem custos, mas que pode fazer a diferença para quem mais precisa de aumentar os seus conhecimentos e capacitação em saúde.
A APPSP divulga o relatório do estudo de investigação - Saúde Digital em tempos de pandemia- que apoiou com a integração de dois elementos da direção no grupo de investigadoras: Cristina Vaz de Almeida, Ph.D., SCML; Inês Coelho, MsC, CTT; Patrícia Martins, MsC, APPSP; Lina Guarda, M.D., APPSP. Neste estudo qualitativo e quantitativo, através da aplicação de um inquérito por questionário online Digit2Demic, foi analisada a perceção da utilização dos meios digitais na saúde e os efeitos no cidadão, antes e durante a pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2 em Portugal.
20 de Janeiro, 17.30h
Link para acesso público: https://www.youtube.com/channel/UCy8JZTrJt5h1CfWCxHv0Emg/
Consulte o Programa
7 de Outubro, 17.30h
Link para acesso público: https://www.youtube.com/channel/UCy8JZTrJt5h1CfWCxHv0Emg/
Consulte o Programa
Na sequência do enorme sucesso da edição de 2018, a APPSP volta a promover o ciclo de workshops "Comunicação em Saúde Pública"
Informar os indivíduos e influenciar as comunidades para as melhores decisões de saúde são grandes desafios da Saúde Pública. Precisamos de optimizar a comunicação, adaptando-a e atualizando-a, para chegar de forma mais eficiente à nossa população.
O II Ciclo de Workshops APPSP “Comunicar em Saúde Pública” será dirigido a profissionais de saúde e investigadores que pretendam reforçar as suas competências em comunicação e novas tecnologias de informação:
#1 Comunicar Saúde Pública no séc. XXI: redes sociais, blogs e infografia - com Leonor Pipa (especialista em redes sociais) e João Moreira Pinto (médico e blogger). Dia 10/05, das 14h00 às 18h00.
#2 Marketing social: uma ferramenta para a promoção da Saúde - com Marta Salavisa (especialista em comunicação). Dia 17/05, das 14h00 às 18h00.
#3 Comunicar para o cidadão - com Débora Miranda (especialista em comunicação e literacia em saúde) e Sara Sá (jornalista de ciência e saúde na revista Visão). Dia 24/05, das 14h00 às 18h00.
#4 Saúde Pública e os Media: os jornalistas são aliados - com Miguel Mauritti (jornalista de saúde). Dia 31/05, das 14h00 às 18h00.
Preço: €35 por workshop (Inscrição 2 workshops: €60; inscrição 4 workshops €110). Reservamos o direito à confirmação da inscrição. As inscrições são limitadas ao número máximo de 20 participantes. Inscreva-se aqui.
Local: Todos os workshops se desenrolarão na Escola Nacional de Saúde Pública.
O Congresso Mundial de Saúde Pública (WCPH) decorrerá em Roma no próximo ano, de 12 a 17 de Outubro.
O WCPH conta com a organização da Federação Mundial de Associações de Saúde Pública (WFPHA) da Associação Europeia de Saúde Pública (EUPHA) e da Sociedade Italiana de Higiene, Medicina Preventiva e Saúde Pública (SItI). O WCPH é um fórum internacional para a troca de conhecimentos e experiências sobre questões fundamentais da Saúde Pública.
O tema central do Congresso será "Saúde Pública para o Futuro da Humanidade: Análise, Advocacia e Ação".
Datas a registar:
- Submissão de abstracts: 1 de Dezembro de 2019 a 1 de Março de 2020
- As inscrições estão já disponiveis, com um preço mais baixo até 1 de Dezembro de 2019
Para mais informações consulte o ficheiro anexo ou o link.
Informar os indivíduos e influenciar as comunidades para as melhores decisões de saúde são grandes desafios da Saúde Pública. Precisamos de optimizar a comunicação, adaptando-a e atualizando-a, de forma a chegar de forma eficiente à nossa população.
O Ciclo de Workshops APPSP “Comunicar em Saúde Pública” será dirigido a profissionais de saúde e investigadores que pretendam reforçar as suas competências em comunicação e novas tecnologias de informação:
#1 Comunicar Saúde Pública no séc. XXI: redes sociais, blogs e infografia - com Cátia Mendonça (jornalista infográfica), Leonor Pipa (especialista em redes sociais) e João Moreira Pinto (médico e blogger). Dia 26/01, das 14h00 às 18h00.
#2 Comunicar para o cidadão - com Débora Miranda (especialista em comunicação e literacia em saúde) e Sara Sá (jornalista de ciência e saúde na revista Visão). Dia 27/01, das 9h00 às 13h00.
#3 Saúde Pública e os Media: os jornalistas são aliados - com Miguel Mauritti (jornalista de saúde). Dia 02/02, das 14h00 às 18h00.
#4 Marketing social: uma ferramenta para a promoção da Saúde - com Marta Salavisa (especialista em comunicação). Dia 03/02, das 9h00 às 13h00.
Preço: €30 por workshop (Inscrição 2 workshops: €50; inscrição 4 workshops €100). Reservamos o direito à confirmação da inscrição. As inscrições são limitadas ao número máximo de 20 participantes. Inscreva-se aqui.
Local: Todos os workshops se desenrolarão na Escola Nacional de Saúde Pública.
A belíssima cidade de Estocolmo acolheu entre os dias 01 e 04 de Novembro a 10th European Public Health Conference, organizada pela European Public Health Association (EUPHA) - este ano subordinada ao tema Sustaining resilient and healthy communities.
A Conferência contou com mais de 1800 profissionais, da área da Saúde Pública, de cerca de 76 países de todo o mundo. Portugal fez-se representar com mais de três dezenas de participantes, que tiveram intervenções na moderação de mesas/workshops ou com a apresentação de trabalhos nas diferentes sessões que compõem a Conferência – apresentações sob a forma de pósters, pitch presentations, apresentações orais e Workshops. Os temas em destaque, na conferência deste ano, organizaram-se em torno de 16 grandes áreas, nomeadamente: Communities and Environment; Public Health Policy; Health Information and Communication;Health Living; Health Promotion; Health Services; Health Services Research; The Health Workforce; Infectious Diseases; Chronic Diseases; Migrant and Ethnic Minority Health; Mental Health; Child and Adolescent Public Health; Diet and Physical Activity; Public Health Monitoring and Reporting; Public Health and Occupational Health.
No próximo ano – 2018 – a Conferência terá lugar na cidade de Lubliana, nos dias 28 de Novembro a 01 de Dezembro e terá como tema Winds of change: towards new ways of improving public health in Europe. Comecem já a preparar a vossa participação, o call for abstracts iniciar-se-á brevemente e decorrerá até ao dia 01 de Maio de 2018.
https://ephconference.eu
A APPSP realizará às 15h00 do dia 11 de dezembro a 1ª Mesa Temática “Atividade Física para a Saúde”, no Salão Nobre da Escola Nacional de Saúde Pública. Debaterão o tema o Dr. Pedro Teixeira, responsável pelo Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, DGS, e o Dr. Miguel Pacheco, do Departamento de Atividade Física e do Desporto, CML. A moderação será feita pela Dra. Celeste Gonçalves.
Esta Mesa insere-se num Ciclo de Conferências que a APPSP irá levar a efeito durante o ano de 2018 e para as quais contamos com a presença dos nossos Associados/as.
A APPSP editou o Resumo da história de 25 anos da APPSP. Neste livro estão retratados os momentos mais relevantes da Associação entre 1984-2009.
Sobre o lançamento, a Prof. Amélia Leitão faz o seguinte comentário:
A edição do livro sobre os primeiros 25 anos da Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública, que em boa hora foi levada a cabo pela actual Direção, é uma forma de homenagear o Professor Arnaldo Sampaio e toda uma geração de profissionais que com ele embarcaram nessa aventura e, posteriormente, a mantiveram em curso.
Como uma das sócias fundadoras, testemunhei e partilhei o entusiasmo do Professor Arnaldo Sampaio aquando da criação da Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública em 1984.
Passados que são mais de 30 anos é muito gratificante constatar que as gerações seguintes de profissionais de saúde continuam a celebrar, anualmente com um Encontro e bianualmente através da atribuição do Prémio Arnaldo Sampaio, o nome do fundador da Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública.
No passado mês de Novembro de 2016 realizou-se a conferência anual da EUPHA - 9th European Public Health Conference – All for Health, Health for All, na cidade de Viena.
O programa desenrolou-se entre sessões plenárias, mesas redondas temáticas, workshops, pitch presentations e apresentações de pósters. Foram várias as áreas abordadas ao longo dos quatro dias de congresso. Destacaram-se, no entanto, as políticas e práticas de promoção da saúde; as doenças transmissíveis e não transmissíveis, e seus determinantes; iniquidades em saúde; segurança do doente e resistências a antimicrobianos; e saúde dos migrantes.
Permitimo-nos destacar três sessões plenárias: a apresentação da “Declaração de Viena” – 30 anos após a Carta de Otawa, onde os seus os cinco princípios foram reforçados; a sessão “Obter ganhos em saúde em sistemas fragmentados” e, por último, a sessão subordinada ao tema "Todos pela saúde: a contribuição da investigação para a saúde a nível planetário". Foram repetidamente debatidas e questionadas as formas de se melhorar a participação dos cidadãos e academia nas decisões em saúde, e foram dadas algumas sugestões para uma melhor advocacy para Saúde Pública.
A Saúde Pública “Portuguesa” esteve muito bem representada, quer em termos de número de participantes quer, principalmente, pela participação ativa no programa - ao nível da moderação e da apresentação de trabalhos, quer em sessões plenárias, quer na comunicação de trabalhos de investigação.
Em 2017 a conferência terá lugar em Estocolmo, de 01 a 04 de Novembro e terá como tema “Sustaining resilient and healthy communities”. A submissão de abstracts já se encontra aberta e termina no dia 01 de Maio 2017. Para mais informações consulte o website em https://ephconference.eu
Com o intuito de divulgar as boas práticas, a Associação tem vindo a colaborar em iniciativas de educação para a saúde promovidas por outras organizações e a participar na criação de publicações e vídeos, bem como na organização de reuniões nacionais, regionais e locais. Foi o caso das V Jornadas de Saúde Pública, em 1990, sob o tema “Controlo da Doença na Comunidade” e das VI Jornadas de Saúde Pública, em 1993, sob o tema “O Envelhecimento ou a arte de se manter jovem”. Colaborou também com a Societé Française de Santé Publique num projeto que teve como objetivo identificar temas de saúde prioritários para a União Europeia. Colaborou, ainda, na organização da European Public Health Conference, em Lisboa, em parceria com a European Public Health Association.
A APPSP dedica parte da sua atividade à divulgação de boas práticas e resultados em Saúde Pública. Entre 1990 e 1995 foram publicadas 16 edições.
A APPSP apoia a investigação em Saúde Pública, através da atribuição de diversos subsídios de investigação:
“Evolução da visão e motricidade fina na criança dos seis meses aos seis anos” – Paula Maria Silva Sousa
“Estudo prospectivo sobre morbi-mortalidade por acidentes de viação no concelho de Caldas da Rainha” – Jorge Manuel de Sousa Nunes
“Utilização dos serviços de saúde pelos idosos. Principais factores condicionantes. O papel dos autocuidados” – Adriano Natário
“Factores genéticos nas hiperlipidemias em Portugal. Abordagem para o seu conhecimento e intervenção” – Maria do Carmo Martins
“Adolescência e comportamento de risco. Estudo do grupo de adolescentes que frequentam o Centro de Saúde José Domingos Barreiro” – Maria Helena Regalo da Fonseca
“Diagnosticar e melhorar os conhecimentos e atitudes face à droga” – Ana Cristina Ferreira Pecante
“Promoção da saúde ambiental numa área urbanizada da cidade de Lisboa” – Maria Isabel Neto
“Hábitos tabágicos numa população de adolescentes escolarizados” – Fernando José Lopes
“Higiene, segurança e saúde nas empresas gráficas do concelho de Almada. Avaliação com vista à promoção da saúde dos trabalhadores e empregadores” – Carlos Manuel Matias Dias
“Estudo epidemiológico e genético do síndrome de morte súbita, inexplicada e indeterminada, no lactente (MSIL) em Portugal” – Pedro Miguel Pereira
“Caracterização do consumo alimentar da população açoreana. Avaliação quantitativa dos nutrientes” – Fátima Porto
“A utilização dos serviços de saúde pelos idosos. Principais factores condicionantes” – Adriano Natário
“Avaliação funcional e multidimensional de idosos – validade e fiabilidade de uma versão portuguesa do Older American Resources and Services (OARS) Multidimensional Assessment Questionnaire (MFAQ)” – Carlos Jorge Cardoso Valente
“Promoção do aleitamento materno” – Maria Daniel Ferreira de Almeida
“Contribuição da enfermagem na auto-promoção da saúde das populações” – Marta Lima Basto
“Promoção da saúde da população activa – Projecto de investigação e intervenção nas condições higio-sanitárias e das ementas dos refeitórios das empresas das freguesias de Ramalde e Aldoar” - Nuno Miguel Jazelino Costa
Temas